Faça o teste

Para ler

Dicas

  • 1

    Na hora de investir, leve em conta a idade de quem está realizando o investimento – quanto maior a idade, menor deverá ser o risco.

  • 2

    Quanto antes você começar a investir para a sua aposentadoria, menor será o valor que precisará desembolsar no futuro.

  • 3

    Acredite na força do tempo. Juros são ótimos, quando você recebe.

  • 4

    Reserve uma parte do seu dinheiro para você usar no futuro.

  • 5

    Não tenha medo de encarar a realidade do envelhecimento. Tenha medo de ficar sem dinheiro mais adiante.

Reflexões

Quanto tempo de vida trocamos por um sapato, computador ou qualquer outro produto? Quantas horas de trabalho são necessárias para comprar alguma coisa? Qual a vantagem de guardar um pouco de dinheiro para o futuro? A relação do tempo com o dinheiro e o aumento da expectativa de vida criam oportunidades para elaborar estratégias que garantam conforto e bem-estar hoje e amanhã também.

Para assistir

O preço do amanhã

Um filme muito interessante que retrata o papel do tempo, do envelhecimento e da relação com o dinheiro. Vale para refletir.

Uma lição de vida

Assistir ao filme é uma bela forma de perceber que o tempo e o dinheiro não são empecilhos para quem quer realizar um desejo.

Para ler

Você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos através de conteúdo selecionado para desenvolver um consumo mais consciente e para começar a planejar melhor seu orçamento.

Aproveite os materiais e bom planejamento financeiro!

Para ter em sua biblioteca

Investimentos inteligentes para conquistar e multiplicar seu primeiro milhão

Autor: Gustavo Cerbasi

Em 'Investimentos inteligentes', o autor pretende provar que alcançar o número desejado é possível, podendo ser multiplicado e transformado, se souber investir de forma inteligente - ou seja, escolhendo investimentos com os quais se sinta à vontade. A obra procura não ensinar quais os segredos do melhor investimento, mas ajudar a descobrir qual a forma de investir mais indicada para cada um.
Aprenda a investir: saiba onde e como aplicar seu dinheiro

Autor: Leandro Martins

Este livro tem por objetivo ensinar a investir e melhorar a qualidade das aplicações de quem já investe. O autor ensina como economizar, como entender a economia e onde investir. Ao dominar essas três áreas, o leitor poderá: aprender a economizar e negociar; planejar e definir suas metas e objetivos; entender os principais fundamentos da economia; aplicar diretamente em renda fixa; conhecer tudo sobre os fundos de investimento; criar seu próprio clube de investimento em ações; utilizar a análise gráfica para especular com ações; montar sua carteira de investimento.
Dinheiro: os segredos de quem tem – como conquistar e manter sua independência financeira

Autor: Gustavo Cerbasi

Este livro procura alertar o leitor sobre as armadilhas financeiras do cotidiano, fornecendo sugestões para uma gestão de finanças. Noções de disciplina financeira, alternativas para reduzir gastos, formas de investimento e planejamento de uma aposentadoria tranquila são alguns dos assuntos abordados na obra.
Como chegar ao seu primeiro milhão

Autores: Marco Falcone e Regina Tesima

Este livro trata da história de um casal de engenheiros que, através de tropeços e acertos na vida financeira, conseguiu acumular a partir do zero um milhão de reais. A obra é um exemplo de postura em relação ao consumo, à poupança, ao controle orçamentário, ao planejamento financeiro e ao aprender a investir (Poupança, Fundos de RF, Tesouro). Direto), debêntures, ações) e à compra da casa própria.
Aposentada ficava a sua avó

Autoras: Mara Luquet e Andrea Assef

Neste livro, as autoras partilham com os leitores os achados que fizeram não apenas no campo financeiro, mas também nas áreas de saúde e comportamento sobre envelhecimento ativo. Esta é uma leitura para pessoas que gostam de viver e, por isso, querem se planejar para chegar bem no futuro. A longevidade é uma conquista da humanidade e você não pode jogar fora essa grande oportunidade de viver bem por muitos anos simplesmente porque não se preparou para essa nova etapa de sua existência.
Todos os títulos estão disponíveis na Biblioteca Sicredi.

Para jogar

Para jogar

No Jogo da Mesada (Estrela), as crianças aprendem a lidar com o dinheiro combinando gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Entre os gastos estão a compra de álbum de figurinhas e de uma nova bicicleta. Elas podem, ainda, ganhar dinheiro ao fazerem algum trabalho extra depois da aula ou conquistando uma bolsa de estudos. Vence quem chegar no fim do mês (tabuleiro) com mais dinheiro.

Comprando Certo

O objetivo do jogo Comprando Certo (Grow) é fazer as crianças refletirem antes de cada compra. Com uma lista de compras, uma sacola e dinheiro nas mãos, elas precisam decidir se vão ou não adquirir produtos vendidos em um shopping. Para ganharem mais dinheiro, terão de passar pelo banco. Quem ficar sem dinheiro fica de fora da competição. O jogo é destinado a crianças a partir de 7 anos.

Administrando o seu Dinheiro

Com moedas e cédulas, o jogo de tabuleiro Administrando o seu Dinheiro (Pais e Filhos) simula diversas situações em que é necessário administrar o orçamento. Por exemplo: como quando a renda aumenta ou quando o jogador contrai dívidas ou empréstimo no banco. Ele é destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Super Jogo da Vida

A versão atualizada do tradicional Jogo da Vida (Estrela) agora permite a realização de operações com cartões de crédito e débito. A máquina ainda calcula os juros do jogador que tem dívidas. A premissa, no entanto, continua a mesma: os desafios são passar no vestibular, casar, ter filhos e chegar ao fim do tabuleiro com dinheiro acumulado. É voltado para crianças a partir de 8 anos.

Banco Imobiliário

Criado há 67 anos, o Banco Imobiliário (Estrela) é um dos mais tradicionais jogos de tabuleiro do Brasil. Já possui uma série de diferentes versões - as mais recentes são o Banco Imobiliário Kids Turma da Mônica, para crianças a partir de 5 anos, e o Banco Imobiliário Jogo de Cartas. Na versão tradicional, o objetivo dos jogadores é comprar imóveis em bairros valorizados e acumular um grande número de propriedades. É destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Monopoly

O Monopoly Revolution (Hasbro) é a versão mais atual do jogo de tabuleiro em que o objetivo é comprar e vender propriedades. É recomendado para crianças acima de 8 anos. Uma máquina de cartão eletrônico pode ser usada na compra de imóveis e no pagamento de dívidas.

Monopoly Caixa Maluco

O Monopoly Caixa Maluco (Hasbro), recomendado para crianças acima de 5 anos, traz uma máquina que imita um caixa eletrônico. O jogador precisa percorrer o tabuleiro e inserir o cartão na máquina de dinheiro para comprar suas propriedades.

Ferramentas

Poupar pra chegar lá

Conquiste seu sonho através de pequenas mudanças.

Oficina do Futuro

Descubra quanto você pode poupar para ter um futuro mais tranquilo.