Faça o teste

Para ler

Dicas

  • 1

    Eduque-se financeiramente: estude, compartilhe e aproprie-se dos ensinamentos da educação financeira.

  • 2

    Saiba qual é preço da sua escolha: vale fazer um cálculo de quantas horas você precisará trabalhar para aquele carro novo. Isso vale para tudo, ou seja, acostume-se a pensar quantas horas da sua vida você irá trocar por algo que vai adquirir.

  • 3

    Tenha persistência: se você decidiu não gastar, persista na sua decisão, por mais tentador que o apelo seja.

  • 4

    Saiba qual é a sua relação com o dinheiro: o que o dinheiro representa para você? Status? Poder? Liberdade? Segurança? De acordo com o seu perfil, você estará imune ao endividamento.

  • 5

    Tenha uma vida tranquila: conquiste amor, saúde e independência financeira.

Reflexões

O planejamento é uma ferramenta que auxilia na consciência e no controle do que estamos consumindo. Planejar não é sinônimo de “aprisionamento”, pelo contrário, é o meio mais eficaz para controlar excessos, conquistar sonhos e obter a independência financeira.

Para assistir

Billions

Seriado da Netflix que retrata os bastidores do mercado financeiro.

O lobo de Wall Street

Inspirado em acontecimentos reais, aborda os bastidores do mercado financeiro, a corrupção e uma forma desonesta de ganhar dinheiro.

Quem quer ser um milionário?

Contém diversas lições sobre finanças, além de ter uma história envolvente.

À procura da felicidade

Uma história comovente, baseada em fatos reais, que demonstra que persistência, coragem e determinação são os maiores trunfos de planejamento e conquista do sucesso financeiro.

A grande virada

O filme retrata a necessidade de reciclagem e superação que o mercado exige de cada um.

Para ler

Você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos através de conteúdo selecionado para desenvolver um consumo mais consciente e para começar a planejar melhor seu orçamento.

Aproveite os materiais e bom planejamento financeiro!

Para ter em sua biblioteca

Planeje seu futuro financeiro

Autora: Lilian Gallagher

Com uma linguagem prática e bem-humorada, este livro é um guia sobre planejamento financeiro e investimentos. A obra aborda, entre outros pontos, o mercado acionário e de capitais, a importância do orçamento doméstico, o investimento em imóveis e a questão das heranças.
Os segredos da mente milionária

Autor: Harv Eker

Neste livro, o autor pretende mostrar como substituir uma mentalidade destrutiva pelos 'arquivos de riqueza': 17 modos de pensar e agir que, segundo ele, distinguem os ricos das demais pessoas.
Pai rico, pai pobre

Autor: Robert T. Kiyosaki

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega em suas mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.
Educação financeira ao alcance de todos

Autor: José Pio Martins

O livro é um guia prático que traz o bê-a-bá da economia e formas de gerir as próprias finanças. Nele, o leitor encontra um programa de dez passos que ensina a entender a educação financeira e alguns termos da economia, fundamentais para fazer a diferença entre o déficit e o superávit no seu patrimônio.
Casais inteligentes enriquecem juntos

Autor: Gustavo Cerbasi

Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia. De acordo com o autor, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro. Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, 'Casais inteligentes enriquecem juntos' aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal de construir riqueza.
Todos os títulos estão disponíveis na Biblioteca Sicredi.

Vídeos

O Pão da AvóSérie "Eu e meu dinheiro"

O Piano ou a AninhaSérie "Eu e meu dinheiro"

Ferramentas

Poupar pra chegar lá

Conquiste seu sonho através de pequenas mudanças.

Orientador de Crédito

Invista seu dinheiro de maneira responsável.

Calculadora Cidadão

Utilize a calculadora para ajudar nas dúvidas financeiras do dia a dia.

Planilha de Controle Mensal

Organize e administre seu orçamento através de uma planilha completa.