Faça o teste

Para ler

Dicas

  • 1

    Quando o seu filho insistir em algo que ele quer, antes de decidir se vai dar ou não, invista tempo a analise a real necessidade do pedido.

  • 2

    Tenha uma conversa franca, escute atentamente e tente descobrir qual é o aspecto emocional daquele pedido.

  • 3

    Avalie quais os motivadores: ele está inseguro, quer impressionar alguém, se sente excluído do grupo. Outro motivo?

  • 4

    Assim que perceber quais são as emoções envolvidas, converse, aconselhe e oriente seu filho. Quanto maior a insistência, mais emoções envolvidas e maior a oportunidade de ajudar seu filho.

  • 5

    Reforce a autoestima e mostre que não é o objeto (seja um celular, uma viagem, um jogo, a roupa ou o brinquedo da “hora”) que garantirá algo e sim quem ele é.

  • 6

    Reforce que ele será aceito, admirado e respeitado pelas qualidades internas e não pelos objetos externos que possuir.

  • 7

    Não tenha medo de frustrar seu filho. Pelo contrário, acompanhe e dê apoio em momentos de frustração. Ensine seu filho a passar por situações em que não vai conseguir o que quer e como reagir de forma sadia a isso.

  • 8

    Por fim, avalie se é ou não oportuno comprar o objeto de desejo dele, sempre reforçando o mais importante: que interessa quem ele é.

Reflexões

É preciso ter clareza e consciência para eleger o que faremos e o que deixaremos de lado. Somente praticando verdadeiramente um consumo consciente, conseguiremos motivar as crianças para que perpetuem um viver com qualidade e sustentabilidade. Desta forma, selecionamos textos e indicações de outras ferramentas para ampliar o conhecimento em educação financeira infantil.

Dica!

Filmes são excelentes para educar financeiramente seus filhos. Divirta-se e assista sem interrupções, mas invista algum tempo para fazer uma leitura crítica sobre as mensagens subliminares. Treine o olhar do seu filho para que consiga diferenciar o que é diversão e o que é comércio. Assim, vocêo prepara para lidar com as armadilhas do consumo. Indicamos alguns, mas você pode inserir a lógica de análise em qualquer filme.

Para assistir

Wall e

Um excelente desenho para analisar o consumo consciente, as consequências dos objetos descartados e a relação cada vez mais dependente do consumo sem medida.

Robôs

Possui uma mensagem importante sobre o “sucateamento” dos objetos e a desvalorização do “velho” diante do “novo”. Divertido e uma boa forma para ampliar a visão de mundo das crianças.

O Grinch

Embora um pouco mais antigo, ainda possui uma visão muito atual. A necessidade de acumular, a dificuldade em compartilhar e o vazio que os objetos carregam consigo são pontos que aparecem claramente no filme. Nele, você pode levar seu filho a compreender o que é de fato importante na vida.

Criança, a alma do negócio

Documentário que retrata a força do mercado e dos comerciais na constituição da personalidade e comportamento das crianças. Fundamental que pais assistam.

Para ler

Você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos através de conteúdo selecionado para desenvolver um consumo mais consciente e para começar a planejar melhor seu orçamento.

Aproveite os materiais e bom planejamento financeiro!

Para ter em sua biblioteca

Filhos seu maior investimento

Autora: Celina Macedo

Este livro é um guia prático que vai ajudar os leitores na árdua e prazerosa tarefa de ensinar seus filhos a transformarem o dinheiro em um aliado em suas vidas. Celina Macedo orienta e chama a atenção dos pais para a educação financeira dos seus filhos. A autora retrata uma experiência fantástica que vai desde a constatação da importância da educação financeira para todas as pessoas e sua capacidade transformadora sobre aquilo que pode ou deve ser feito para melhorar a qualidade de vida. Trata-se de um relato não só de uma mãe que foi bem sucedida em educar filhos crescidos, mas também de uma especialista que foi a fundo nas pesquisas para embasar argumentos e fornecer orientações extremamente pragmáticas e atuais. A forma como o texto é conduzido propicia uma identificação imediata com as experiências de vida apresentadas pela autora e oferece dicas simples, que contribuirão de forma positiva para uma vida de prosperidade e para uma educação de filhos vencedores. É uma leitura imprescindível para quem quer educar financeiramente seus filhos de forma eficaz.
Educação Financeira

Autora: Cássia D’Aquino

Este é um livro da coleção Expo Money que mostra como ensinar os filhos a terem uma melhor relação com o dinheiro num cenário em que a ética do consumo, as rápidas transformações dos vínculos familiares e a novidade de viver num ambiente de economia estável se juntam para confundir as pessoas.
As sementes da riqueza

Autores: Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo

Este livro pertence a uma coleção inovadora sobre Educação Financeira que trata da riqueza em suas várias expressões. Ao mesmo tempo em que sinaliza a importância de aprendermos desde cedo a lidar com o dinheiro e a organizar nossas finanças, valoriza as riquezas existentes na natureza e inerentes a cada ser humano.
Dinheiro compra tudo?

Autora: Cássia D’Aquino

Onde é fabricado o dinheiro? As moedas têm sempre o mesmo formato? Qual a maior cédula do mundo? Afinal, dinheiro compra ou não felicidade? As respostas para essas e outras perguntas estão reunidas neste livro. Além de aprender um montão de novidades, os alunos poderão rir com as anedotas, desvendar truques de mágica, aprender a plantar dinheiro e fabricar as moedinhas mais saborosas do mundo!
Mesada não é só dinheiro

Autor: Reinaldo Domingos

Conceitos existem para serem repensados a todo o momento e é isso que o educador financeiro Reinaldo Domingos propõe em seu novo livro "Mesada não é só dinheiro". A obra revoluciona a forma com que é abordado o dinheiro na vida das crianças, quebrando tabus e mostrando que é possível inserir o assunto na vida dos pequenos, associado a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente e outros temas tão relevantes atualmente. As informações transmitidas neste livro passam não só pelo aspecto financeiro, mas também pelo viés do empreendedorismo social, ecológico e solidário, entre outras maneiras de relacionar o dinheiro com a realidade, de forma proveitosa para todos.
Quanto custa uma vaca

Autores: Robert e Aída Marcuse

 Josefina vai às compras a pedido da sua mãe, que está preparando o jantar de aniversário para seu pai. Enquanto espera para pagar suas compras, encontra uma exaltada senhora no caixa do supermercado descontando na atendente sua indignação com o aumento no preço da carne.
O menino do dinheiro em cordel

Autores: Reinaldo Domingos e José Santos

 Quando o Menino do Dinheiro nasceu como personagem, saiu pelo mundo ensinando às crianças um jeito todo dele de realizar sonhos. Agora, crescido e dono do seu próprio nariz, foi parar no Nordeste, essa terra tão cheia de belezas e de gente criativa.
Todos os títulos estão disponíveis na Biblioteca Sicredi.

Vídeos

Filhos da MamaSérie "Eu e meu dinheiro"

Para jogar

Para jogar

No Jogo da Mesada (Estrela), as crianças aprendem a lidar com o dinheiro combinando gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Entre os gastos estão a compra de álbum de figurinhas e de uma nova bicicleta. Elas podem, ainda, ganhar dinheiro ao fazerem algum trabalho extra depois da aula ou conquistando uma bolsa de estudos. Vence quem chegar no fim do mês (tabuleiro) com mais dinheiro.

Comprando Certo

O objetivo do jogo Comprando Certo (Grow) é fazer as crianças refletirem antes de cada compra. Com uma lista de compras, uma sacola e dinheiro nas mãos, elas precisam decidir se vão ou não adquirir produtos vendidos em um shopping. Para ganharem mais dinheiro, terão de passar pelo banco. Quem ficar sem dinheiro fica de fora da competição. O jogo é destinado a crianças a partir de 7 anos.

Administrando o seu Dinheiro

Com moedas e cédulas, o jogo de tabuleiro Administrando o seu Dinheiro (Pais e Filhos) simula diversas situações em que é necessário administrar o orçamento. Por exemplo: como quando a renda aumenta ou quando o jogador contrai dívidas ou empréstimo no banco. Ele é destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Super Jogo da Vida

A versão atualizada do tradicional Jogo da Vida (Estrela) agora permite a realização de operações com cartões de crédito e débito. A máquina ainda calcula os juros do jogador que tem dívidas. A premissa, no entanto, continua a mesma: os desafios são passar no vestibular, casar, ter filhos e chegar ao fim do tabuleiro com dinheiro acumulado. É voltado para crianças a partir de 8 anos.

Banco Imobiliário

Criado há 67 anos, o Banco Imobiliário (Estrela) é um dos mais tradicionais jogos de tabuleiro do Brasil. Já possui uma série de diferentes versões - as mais recentes são o Banco Imobiliário Kids Turma da Mônica, para crianças a partir de 5 anos, e o Banco Imobiliário Jogo de Cartas. Na versão tradicional, o objetivo dos jogadores é comprar imóveis em bairros valorizados e acumular um grande número de propriedades. É destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Monopoly

O Monopoly Revolution (Hasbro) é a versão mais atual do jogo de tabuleiro em que o objetivo é comprar e vender propriedades. É recomendado para crianças acima de 8 anos. Uma máquina de cartão eletrônico pode ser usada na compra de imóveis e no pagamento de dívidas.

Monopoly Caixa Maluco

O Monopoly Caixa Maluco (Hasbro), recomendado para crianças acima de 5 anos, traz uma máquina que imita um caixa eletrônico. O jogador precisa percorrer o tabuleiro e inserir o cartão na máquina de dinheiro para comprar suas propriedades.

Download


Livro Infantil

Educar as crianças sobre o consumo consciente é essencial para a construção de uma sociedade equilibrada. Para isso, aproveite os jogos como aliados.

Jogo da Memória

Brincadeiras divertidas podem ajudar as crianças a assimilarem melhor os conceitos da Educação Financeira. Aproveite e baixe grátis.

Jogo Amarelinha Financeira

Para apoiar a educação financeira de crianças e adolescentes, criamos uma nova versão do jogo da amarelinha. Baixe as instruções e aproveite!