Faça o teste

Para ler

Dicas

  • 1

    Consumo é comedido, saudável e você nunca se culpa ou se endivida.

  • 2

    Consumismo é falta de controle e vício em comprar. Quase sempre entra em cena a culpa e o endividamento.

  • 3

    Se você tem peças de roupa, de utensílios domésticos, equipamentos eletrônicos, ferramentas, livros ou qualquer outra compra com a etiqueta e que nunca utilizou, é sinal de consumismo.

  • 4

    Reserve dinheiro para vestuário, lazer ou supérfluos, todos precisam e merecem isso. Mas nunca extrapole o que sabe que pode gastar.

  • 5

    Controle suas emoções. Respeite suas decisões e capacidade econômica e não seja um escravo do consumo.

Reflexões

Nem sempre a humanidade acreditou que ao comprar mais e mais, a felicidade aumentaria a cada aquisição. Há poucas décadas, costuramos a ideia de felicidade com compra e passamos da sociedade de consumo para a sociedade do hiperconsumo, em que o “ter é mais importante que o ser”.

Sabemos que o ato de comprar libera o neurotransmissor dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e motivação. Então, sim, ficamos felizes quando conquistamos o carro, o celular novo ou aquela roupa que queríamos. Mas não somos seres apenas racionais, nossos afetos e sentimentos interferem o tempo todo. É o inconsciente agindo sem nos darmos conta. Logo, quando o consumo é intenso, estamos “sofrendo” de consumismo. Neste caso, precisamos analisar quais são as emoções que desencadeiam este comportamento.

Para assistir

Amor por contrato

O filme retrata a forma como vamos reproduzindo padrões de comportamento sem questionamentos e os problemas gerados a partir da “necessidade” de consumo.

Os delírios de consumo de Becky Bloom

Embora o gênero seja comédia, vale assistir para avaliar os problemas decorrentes da suposição de consumo e felicidade.

Bling Ring: a gangue de Hollywood

Uma crítica aos padrões que os jovens adotam e reproduzem e a falta de limite e autoanálise na relação com o consumo.

Para ler

Você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos através de conteúdo selecionado para desenvolver um consumo mais consciente e para começar a planejar melhor seu orçamento.

Aproveite os materiais e bom planejamento financeiro!

Para ter em sua biblioteca

As armadilhas do consumo

Autora: Márcia Tolotti

Este livro mostra a relação subjetiva (relativa às emoções) com o dinheiro, trazendo à tona a questão do endividamento financeiro como consequência do 'endividamento emocional'. Desta forma, aponta possibilidades para trabalhar as causas e consequências de uma gestão dos investimentos financeiros e emocionais irregulares.
Finanças comportamentais: gerencie suas emoções e alcance sucesso nos investimentos

Autor: Aquiles Mosca

Esta obra foi elaborada para os investidores classificados como pessoas físicas e esmiúça estudos sobre finanças comportamentais, demonstrando como cada tendência comportamental pode prejudicar ou beneficiar o investidor que busca aumentar seu patrimônio e alcançar independência financeira.
Livre-se das dívidas: como equilibrar as contas e sair da inadimplência

Autor: Reinaldo Domingos

Dividido em três partes, o livro aborda, na primeira, as chamadas 'dívidas de valor' contraídas para a compra da casa própria e carro. A segunda parte trata das 'dívidas sem valor', que se referem à aquisição por impulso. A terceira parte contém conselhos voltados a quem já perdeu as esperanças de se livrar das dívidas. Aborda o crédito consignado e orienta o leitor a negociar suas dívidas, evitando que a inadimplência continue.
Assuma o controle das suas finanças

Autora: Denise Campos de Toledo

A jornalista especializada em economia Denise Campos de Toledo mostra que é possível balancear os gastos rotineiros e os que proporcionam prazer com a construção de patrimônio e, consequentemente, a possibilidade de enriquecer. Neste livro, o leitor aprenderá a gastar com responsabilidade sem abrir mão de seu bem-estar e, sobretudo, como se livrar do malabarismo financeiro e fazer as pazes com sua conta-corrente de uma vez por todas.
Todos os títulos estão disponíveis na Biblioteca Sicredi.

Vídeos

Eu vou levarSérie "Eu e meu dinheiro"

Duas vezes JuditeSérie "Eu e meu dinheiro"