Faça o teste

Para ler

Dicas

  • 1

    Quando compramos nos sentimos felizes, mas é um sentimento passageiro. Avalie muito antes de comprar algo para se sentir bem.

  • 2

    Guardar hoje para comprar amanhã, sem perder dinheiro com juros, também gera felicidade e é uma forma de consumir com responsabilidade e inteligência financeira.

  • 3

    Jamais compre apenas para agradar os outros. Saiba o que significa para você a compra de algo, principalmente se corre o risco de se endividar.

  • 4

    Fique ligado nas oportunidades de bons negócios e prepare-se sempre tendo o dinheiro já reservado para isso.

Reflexões

O maior desafio diante do consumo é controlar “as vontades”. Sabemos o quanto não devemos gastar de forma desnecessária. Então, pensar sobre a ilusão da felicidade ao comprar e os prejuízos ao planeta pode fazer com que possamos consumir de forma responsável e mais inteligente. Afinal, quem controla nossas vontades?

Para assistir

Vivendo com Apenas um Dólar

Com a tradução do título “Vivendo com Apenas um Dólar”, podemos entender bem a abordagem desse documentário que traz a realidade de bilhares de pessoas ao redor do mundo em situação de pobreza extrema. Ótimo para repensar sobre os hábitos de consumo e o que realmente importa.

Capitalismo: Uma História de Amor (2009)

O filme traz entrevistas de nomes importantes da política e economia dos EUA. Ainda conversa com pessoas comuns que tiveram suas vidas modificadas em função de uma economia baseada no consumo e na inexistência de investimentos ou verba para imprevistos.

O Primeiro Milhão (2000)

A narrativa mostra jovens cheios de ambição que tentam convencer os investidores a comprar títulos e ações que prometem ser como um bilhete premiado na loteria, mas que, na verdade, estão longe daquela realidade. É uma ótima forma de ilustrar como a ganância desenfreada traz problemas e pode destruir uma carreira profissional.

Para ler

Você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos através de conteúdo selecionado para desenvolver um consumo mais consciente e para começar a planejar melhor seu orçamento.

Aproveite os materiais e bom planejamento financeiro!

Para ter em sua biblioteca

Uma vida sem desperdício

Autor: Alexandre Cardoso

Administrar uma casa pode se comparar a administrar uma empresa. Você tem uma receita, contas a pagar, investimentos a fazer, fornecedores a escolher e, essencialmente, você precisa fazer escolhas inteligentes para que, no final, você tenha aplicado o seu dinheiro da melhor forma possível. O livro aborda como resolver pequenos problemas domésticos com a aplicação do pensamento lean (enxuto). Por meio de exemplos reais ocorridos com o autor e sua família, o livro traz conceitos e ferramentas importantes para a eliminação de desperdícios em sua casa, que podem também ser aplicados em seu trabalho.
As armadilhas do consumo: acabe com o endividamento

Autora: Márcia Tolotti

Este livro mostra a relação subjetiva (relativa às emoções) com o dinheiro, trazendo à tona a questão do endividamento financeiro como consequência do 'endividamento emocional'. Dessa forma, aponta possibilidades para trabalhar as causas e consequências de uma gestão dos investimentos financeiros e emocionais.
Como chegar ao seu primeiro milhão: a história de um casal que já atingiu o seu

Autores: Marco Falcone e Regina Tesima

Este livro trata da história de um casal de engenheiros que, através de tropeços e acertos na vida financeira, conseguiu acumular a partir do zero um milhão de reais. A obra é um exemplo de postura em relação ao consumo, à poupança, ao controle orçamentário, ao planejamento financeiro, ao aprender a investir (Poupança, Fundos de RF, Tesouro Direto, debêntures, ações) e à compra da casa própria.
Como comprar com consciência

Autor: Reinaldo Domingos

Como lidar com empréstimos, cheques especiais, cartões de crédito e financiamentos? Em 12 volumes, Reinaldo Domingos mostra de forma prática como conquistar a tão sonhada independência financeira e realizar os seus sonhos por meio da metodologia DSOP de Educação Financeira, uma metodologia que consiste em quatro pilares: diagnosticar gastos, priorizar sonhos, planejar o orçamento e poupar rendimentos.
Sociedade da fortuna

Autor: Fábio Araújo

O que aconteceria se um garoto, aborrecido com as brigas familiares causadas por problemas financeiros, descobrisse uma sociedade que guarda os segredos do dinheiro? É isso que os leitores vão descobrir no romance que ensina lições de educação financeira com uma linguagem simples e divertida. O livro fornece, de forma didática, um método para lidar melhor com o dinheiro.
Manual de sobrevivência financeira: como viver em uma sociedade em que valemos pelo que temos e não pelo que somos

Autor: Fabio Cardoso Marinho

O cidadão moderno, mais conhecido como consumidor, vive cercado por uma enorme quantidade de produtos, propagandas, ofertas imperdíveis. Está sob o constante estímulo para comprar. A TV garante, o outdoor projeta, o rádio anuncia, o telefone toca, a caixa de correio lota, os panfletos, os torpedos, ufa!
A cabeça do investidor: conheça suas emoções para investir melhor

Autora: Vera Rita de Mello Ferreira

As pesquisas nas áreas de psicologia econômica, economia comportamental, finanças comportamentais e neuroeconomia, e algumas realizadas por psicanalistas, identificaram erros sistemáticos cometidos por muitas pessoas. Esses estudos fornecem a base para este livro, escrito por uma psicanalista e psicóloga econômica, que tem como foco mostrar como a cabeça das pessoas pode funcionar quando essas têm que tomar decisões sobre seu dinheiro e investi-lo, em especial no mercado financeiro.
A mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira

Autores: Brad Klontz e Ted Klontz

O dinheiro é a causa do seu estresse? Você se preocupa com o fato de estar gastando demais? Talvez suas finanças estejam equilibradas, mas você ainda não consiga controlar sua ansiedade em relação ao dinheiro. Talvez as desavenças sobre os gastos o estejam afastando de seu cônjuge, ou, quem sabe, você tenha dificuldade em falar sobre dinheiro com os seus filhos ou outro membro da família.
Linda, sexy e rica! Atitudes e estratégias para ter muito dinheiro durante toda a sua vida

Autora: Norma Sit

Este livro é destinado a mulheres que trabalham muito e são bem pagas por isso, mas que dependem de seus salários para manter seus estilos de vida. Ensina atitudes e estratégias para ter dinheiro durante toda a vida e a assumir a responsabilidade pelas finanças. Esta obra é um guia para a mulher que é moderna, cosmopolita, inteligente e que quer saber como lidar melhor com suas finanças pessoais.
Meninas normais vão ao shopping... meninas iradas vão à Bolsa

Autoras: Mara Luquet e Andrea Assef

Neste livro, as autoras pretendem demonstrar às mulheres os segredos para fazer o dinheiro render e, consequentemente, aumentar a autogratificação. A obra busca mostrar que o mercado de capitais pode ser mais fácil de entender que os encurtamentos das saias, o afunilamento das calças e o rodízio das cores.
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do Sicredi.

Vídeos

A História das Coisas