Faça o teste

Para ler

Dicas

  • 1

    Comece cedo a falar sobre dinheiro com as crianças

  • 2

    Seja o exemplo para as crianças que convivem com você

  • 3

    Planeje gastos com lazer, férias ou brinquedos com as crianças

  • 4

    Estimule investimentos com os adolescentes

  • 5

    Estimule a tolerância

Reflexões

Falar sobre dinheiro traz fortes emoções. Muitos pais e professores acreditam que ao evitar o assunto estão beneficiando as crianças. De forma alguma, falar com o objetivo de educar é a primeira base para que as crianças se tornem adultos maduros, financeiramente falando. Afinal, é muito mais eficaz aprender desde cedo.

Para assistir

UP Altas Aventuras

De forma divertida é possível demonstrar como sonhos são construídos, às vezes adiados, e como amizade e confiança são grandes valores da sociedade.

Divertidamente

Um filme inteligente, com conteúdo muito bacana e que mostra como as emoções nascem e podem ser controladas.

O Poderoso Chefinho

Quer saber como é uma criança sem limites? Que manda em tudo? Assista ao filme e se emocione com uma história de amizade e companheirismo também.

Para ler

Você pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos através de conteúdo selecionado para desenvolver um consumo mais consciente e para começar a planejar melhor seu orçamento.

Aproveite os materiais e bom planejamento financeiro!

Para ter em sua biblioteca

Como falar sobre dinheiro com seus filhos

Autor: Reinaldo Domingos

Como lidar com empréstimos, cheques especiais, cartões de crédito e financiamentos? Em 12 volumes, Reinaldo Domingos mostra de forma prática como conquistar a tão sonhada independência financeira e a realizar seus sonhos por meio da metodologia DSOP de Educação Financeira, uma metodologia que consiste em quatro pilares: diagnosticar gastos, priorizar sonhos, planejar o orçamento e poupar rendimentos.
Dinheiro compra tudo? Educação financeira para crianças

Autor: Cássia D’Aquino

Onde é fabricado o dinheiro? As moedas têm sempre o mesmo formato? Qual a maior cédula do mundo? Afinal, dinheiro compra ou não felicidade? As respostas para essas e outras perguntas estão reunidas neste livro. Além de aprender um montão de novidades, os alunos poderão rir com as anedotas, desvendar truques de mágica, aprender a plantar dinheiro e fabricar as moedinhas mais saborosas do mundo!
Família, afeto e finanças: como colocar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar

Autores: Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo

Nesta obra, os autores pretendem mostrar que quando há união e um relacionamento saudável na família, há condições de gerir bem as finanças. Para isso, buscam oferecer ferramentas práticas para lidar com as questões tanto afetivas quanto financeiras, mostrando como usar os cinco passos para trazer harmonia financeira para a casa, descobrir os significados ocultos do dinheiro em uma família, evitar que problemas com dinheiro abalem o amor no lar, reprogramar crenças familiares para promover a prosperidade, promover a educação financeira da família e gerir bem as finanças, construir vínculos fortes e não confundir dívidas emocionais com financeiras e organizar um futuro próspero para cada membro da família.
Filhos: seu melhor investimento

Autora: Celina Macedo

Este livro pretende tratar da educação financeira das crianças e busca oferecer, a partir da experiência da autora, orientações para os pais. De que maneiras podemos participar? Como lidar com frustrações? Que exemplo estamos dando? Como transformar sonhos em realidade? As respostas estão em linguagem clara e acessível, além de conter lições práticas.
Dinheiro? Pra que dinheiro? Entre gastar e poupar.

Autor: Altemir Carlos Farinhas

Em aulas que visam ser práticas, o professor Farinhas procura ensinar os seus alunos a utilizarem da melhor maneira o dinheiro. Tarefas diárias começam a transformar o pensamento sobre planejamento financeiro e podem conseguir resultados positivos. O envolvimento dos pais nas atividades faz deste aprendizado uma lição de casa na qual todos se beneficiam com o controle de suas finanças. O objetivo é aprender de que forma gastar dinheiro guiando-se por três comandos: orçamento, investimento e poupança.
Educar para o consumo: como lidar com os desejos de crianças e adolescentes

Autores: Cássia D’Aquino r Maria Tereza Maldonado

Na programação da TV, nas páginas de revistas, na ida ao cinema, o consumo está praticamente em todos os lugares. Em meio a tanta oferta, como se comportam crianças e jovens? Quando o 'ter' parece prevalecer ao 'ser' torna-se necessário estabelecer a diferença entre o 'querer' e o 'precisar'. Neste livro, as autoras buscam tratar de escolhas e renúncias, das consequências na vida adulta da falta de limites e do papel dos pais e da escola na educação financeira, entre outros importantes tópicos, tendo em vista o consumo consciente.
Educação financeira: como educar seu filho

Autoras: Cássia D’Aquino

Este é um livro da coleção Expo Money que mostra como ensinar os filhos a ter uma melhor relação com o dinheiro num cenário em que a ética do consumo, as rápidas transformações dos vínculos familiares e a novidade de viver num ambiente de economia estável se juntam para confundir as pessoas.
As sementes da riqueza

Autores: Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo

Este livro pertence a uma coleção inovadora sobre Educação Financeira que trata da riqueza em suas várias expressões. Ao mesmo tempo em que sinaliza a importância de aprendermos desde cedo a lidar com o dinheiro e a organizar nossas finanças, valoriza as riquezas existentes na natureza e inerentes a cada ser humano.
Mesada não é só dinheiro: conheça os 8 tipos e construa um novo futuro

Autor: Reinaldo Domingos

Conceitos existem para serem repensados a todo o momento e é isso que o educador financeiro Reinaldo Domingos propõe em seu novo livro "Mesada não é só dinheiro". A obra revoluciona a forma com que é abordado o dinheiro na vida das crianças, quebrando tabus e mostrando que é possível inserir o assunto na vida dos pequenos associado a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente e outros temas tão relevantes atualmente. As informações transmitidas neste livro passam não só pelo aspecto financeiro, mas também pelo viés do empreendedorismo social, ecológico, solidário, entre outras formas de relacionar o dinheiro com a realidade de forma proveitosa para todos.
O menino do dinheiro: sonhos de família

Autor: Reinaldo Domingos

A série 'O Menino do Dinheiro' é composta por fábulas que tem como objetivo resgatar a pureza infantil e fortalecer a maturidade, delineando lições em que pais e filhos podem aprender e ensinar mutuamente a lidar com o dinheiro. Neste volume, o menino, que nasceu em família humilde, aprende desde cedo a dar valor às moedas que ganha, guardando-as em um cofrinho para, um dia, comprar o brinquedo que deseja. Enquanto isso, ouve as palavras da mãe sobre fazer escolhas, ser paciente e ter confiança, e aprende a importância de reservar parte do que ganha para viabilizar seus sonhos no futuro.
O menino do dinheiro em cordel

Autor: Reinaldo Domingos

Quando o Menino do Dinheiro nasceu como personagem, saiu pelo mundo ensinando às crianças um jeito todo dele de realizar sonhos. Agora, crescido e dono do seu próprio nariz, foi parar no Nordeste, essa terra tão cheia de belezas e de gente criativa.
O menino do dinheiro num mundo sustentável

Autor: Reinaldo Domingos

Neste quarto volume da série, o Menino do Dinheiro e sua turma aprendem lições de sustentabilidade ambiental, financeira e social. Juntos, eles sonham com um mundo melhor, mais sustentável, onde todos possam viver em harmonia. A temática, bastante discutida nos tempos de hoje, serve de mote para envolver uma trama cheia de aventuras, emoções e desafios à vista.
O menino do dinheiro vai à escola

Autor: Reinaldo Domingos

A série 'O Menino do Dinheiro' é composta por fábulas que tem como objetivo resgatar a pureza infantil e fortalecer a maturidade, delineando lições em que pais e filhos podem aprender e ensinar mutuamente a lidar com o dinheiro. Neste volume, depois de ter aprendido lições com a convivência materna, o menino vai encarar um mundo de novas possibilidades na escola. Nesse novo ambiente, ele se depara com pessoas e vivências que serão fundamentais em seu processo de crescimento - o esbanjador Gastão, a professora Constância e o instigante professor de matemática.
O menino do dinheiro: ação entre amigos

Autor: Reinaldo Domingos

No terceiro volume da série, o menino do dinheiro e seus amigos aprendem sobre empreendedorismo nas aulas do professor Reimoney. O tema bastante atual em nossa sociedade é tratado com simplicidade e delicadeza numa linguagem adaptada para o entendimento infantil. O conceito do empreendimento é ensinado em sete passos que englobam noções de receita, despesa, lucro, prejuízo, empregabilidade, comprometimento e identificação de oportunidades, entre outros.
O menino, o dinheiro e os três cofrinhos

Autor: Reinaldo Domingos

Esta obra mostra a história de um menino às voltas com os inusitados presentes que ganhou da mãe - três cofrinhos em formato de porquinhos. Inicialmente, o garoto não vislumbra sua importância, mas acaba por descobrir, com ajuda materna e também por seu próprio impulso, que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, se conseguir guardar ali parte de todas as moedas que passarem por suas mãos. O menino passa a depositar suas moedas, até que um dia uma bela surpresa acontece.
Quanto custa uma vaca?

Autores: Robert Marcuse e Aída Marcuse

Josefina vai às compras a pedido da mãe, que está preparando o jantar de aniversário para o seu pai. Enquanto espera para pagar as suas compras, encontra uma exaltada senhora no caixa do supermercado, descontando na atendente sua indignação com o aumento no preço da carne.
A árvore dos sonhos

Autor: Fabiano Alves Onça

Descubra neste livro a estória de Joãozinho, seu avô Pereira e a fabulosa árvore que ajuda a realizar sonhos!
O menino, o dinheiro e a formigarra

Autor: Reinaldo Domingos

Neste volume, o menino faz uma importante descoberta a respeito de valores como o trabalho, a diversão e a relação das pessoas com o dinheiro. Certo dia, ao ouvir de sua mãe a história infantil da formiga e a cigarra, o menino, que era muito perspicaz, fica pensativo. Ele compara a formiga ao próprio pai, que dirigia o trem na estrada de ferro todo dia, trabalhando arduamente. Depois, pensa na sua mãe como uma cigarra, cantarolando o dia todo dentro de casa. Assim, esta obra busca proporcionar às crianças uma reflexão sobre a importância do equilíbrio que há em cada um, para que o mundo possa fluir num movimento natural, alternado seus ciclos, e trazendo prosperidade e alegria.
Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro

Autor: Robert T. Kiyosaki

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.
Filhos inteligentes enriquecem sozinhos: como preparar seus filhos para lidar com o dinheiro

Autor: Gustavo Cerbasi

'Filhos inteligentes enriquecem sozinhos' mostra que o ato de educar financeiramente os filhos não precisa ser chato nem acompanhado de complicadas planilhas. O autor apresenta ideias e práticas cotidianas que, quando adotadas em famílias acompanhadas por ele, mostraram efeitos bastante positivos no modo de crianças e jovens lidarem com os próprios recursos e com a riqueza da família.
Ter dinheiro não tem segredo: educação financeira para jovens

Autor: Reinaldo Domingos

Voltado ao público jovem, este livro traz informações preciosas aos que estão dando os primeiros passos no âmbito da educação financeira. O objetivo é mostrar que ter dinheiro não tem segredo, desde que se saiba tomar as decisões certas, de preferência, desde a juventude.
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do Sicredi.

Para jogar

Para jogar

No Jogo da Mesada (Estrela), as crianças aprendem a lidar com o dinheiro combinando gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Entre os gastos estão a compra de álbum de figurinhas e de uma nova bicicleta. Elas podem, ainda, ganhar dinheiro ao fazerem algum trabalho extra depois da aula ou conquistando uma bolsa de estudos. Vence quem chegar no fim do mês (tabuleiro) com mais dinheiro.

Comprando Certo

O objetivo do jogo Comprando Certo (Grow) é fazer as crianças refletirem antes de cada compra. Com uma lista de compras, uma sacola e dinheiro nas mãos, elas precisam decidir se vão ou não adquirir produtos vendidos em um shopping. Para ganharem mais dinheiro, terão de passar pelo banco. Quem ficar sem dinheiro fica de fora da competição. O jogo é destinado a crianças a partir de 7 anos.

Administrando o seu Dinheiro

Com moedas e cédulas, o jogo de tabuleiro Administrando o seu Dinheiro (Pais e Filhos) simula diversas situações em que é necessário administrar o orçamento. Por exemplo: como quando a renda aumenta ou quando o jogador contrai dívidas ou empréstimo no banco. Ele é destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Super Jogo da Vida

A versão atualizada do tradicional Jogo da Vida (Estrela) agora permite a realização de operações com cartões de crédito e débito. A máquina ainda calcula os juros do jogador que tem dívidas. A premissa, no entanto, continua a mesma: os desafios são passar no vestibular, casar, ter filhos e chegar ao fim do tabuleiro com dinheiro acumulado. É voltado para crianças a partir de 8 anos.

Banco Imobiliário

Criado há 67 anos, o Banco Imobiliário (Estrela) é um dos mais tradicionais jogos de tabuleiro do Brasil. Já possui uma série de diferentes versões - as mais recentes são o Banco Imobiliário Kids Turma da Mônica, para crianças a partir de 5 anos, e o Banco Imobiliário Jogo de Cartas. Na versão tradicional, o objetivo dos jogadores é comprar imóveis em bairros valorizados e acumular um grande número de propriedades. É destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Monopoly

O Monopoly Revolution (Hasbro) é a versão mais atual do jogo de tabuleiro em que o objetivo é comprar e vender propriedades. É recomendado para crianças acima de 8 anos. Uma máquina de cartão eletrônico pode ser usada na compra de imóveis e no pagamento de dívidas.

Monopoly Caixa Maluco

O Monopoly Caixa Maluco (Hasbro), recomendado para crianças acima de 5 anos, traz uma máquina que imita um caixa eletrônico. O jogador precisa percorrer o tabuleiro e inserir o cartão na máquina de dinheiro para comprar suas propriedades.

Vídeos

SésamoEducação Financeira para Famílias

Brinquedo novo!

Turma da BolsaComparação de preços

Para jogar

Para jogar

No Jogo da Mesada (Estrela), as crianças aprendem a lidar com o dinheiro combinando gastos e empréstimos com o recebimento da mesada. Entre os gastos estão a compra de álbum de figurinhas e de uma nova bicicleta. Elas podem, ainda, ganhar dinheiro ao fazerem algum trabalho extra depois da aula ou conquistando uma bolsa de estudos. Vence quem chegar no fim do mês (tabuleiro) com mais dinheiro.

Comprando Certo

O objetivo do jogo Comprando Certo (Grow) é fazer as crianças refletirem antes de cada compra. Com uma lista de compras, uma sacola e dinheiro nas mãos, elas precisam decidir se vão ou não adquirir produtos vendidos em um shopping. Para ganharem mais dinheiro, terão de passar pelo banco. Quem ficar sem dinheiro fica de fora da competição. O jogo é destinado a crianças a partir de 7 anos.

Administrando o seu Dinheiro

Com moedas e cédulas, o jogo de tabuleiro Administrando o seu Dinheiro (Pais e Filhos) simula diversas situações em que é necessário administrar o orçamento. Por exemplo: como quando a renda aumenta ou quando o jogador contrai dívidas ou empréstimo no banco. Ele é destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Super Jogo da Vida

A versão atualizada do tradicional Jogo da Vida (Estrela) agora permite a realização de operações com cartões de crédito e débito. A máquina ainda calcula os juros do jogador que tem dívidas. A premissa, no entanto, continua a mesma: os desafios são passar no vestibular, casar, ter filhos e chegar ao fim do tabuleiro com dinheiro acumulado. É voltado para crianças a partir de 8 anos.

Banco Imobiliário

Criado há 67 anos, o Banco Imobiliário (Estrela) é um dos mais tradicionais jogos de tabuleiro do Brasil. Já possui uma série de diferentes versões - as mais recentes são o Banco Imobiliário Kids Turma da Mônica, para crianças a partir de 5 anos, e o Banco Imobiliário Jogo de Cartas. Na versão tradicional, o objetivo dos jogadores é comprar imóveis em bairros valorizados e acumular um grande número de propriedades. É destinado a crianças com 8 anos ou mais.

Monopoly

O Monopoly Revolution (Hasbro) é a versão mais atual do jogo de tabuleiro em que o objetivo é comprar e vender propriedades. É recomendado para crianças acima de 8 anos. Uma máquina de cartão eletrônico pode ser usada na compra de imóveis e no pagamento de dívidas.

Monopoly Caixa Maluco

O Monopoly Caixa Maluco (Hasbro), recomendado para crianças acima de 5 anos, traz uma máquina que imita um caixa eletrônico. O jogador precisa percorrer o tabuleiro e inserir o cartão na máquina de dinheiro para comprar suas propriedades.

Para criar

Futebol na mesa

Com papel e canudo, o futebol de mesa está montado. Muitas ideias legais como esta você encontra no site www.tempojunto.com

A árvore florida

Com rolo de papel higiênico e algum tempo, as criações acontecem e as crianças amam. Você encontra em www.krokotak.com

Jogo de Derrubar Palitos

Com alguns palitos é possível criar um jogo e educar as crianças. Você encontra em buggyandbuddy.com

Coordenação divertida

Com fitas adesivas e disposição é possível criar um jogo bem bacana. Você encontra no site https://www.notimeforflashcards.com

Download


Jogo da Memória

Brincadeiras divertidas podem ajudar as crianças a assimilarem melhor os conceitos da Educação Financeira. Aproveite e baixe grátis.

Jogo Amarelinha Financeira

Para apoiar a educação financeira de crianças e adolescentes, criamos uma nova versão do jogo da amarelinha. Baixe as instruções e aproveite!